Estratégia de SEO e Webdesign

Site? Eu preciso mesmo ter um?

Ter um site é uma necessidade para qualquer negócio que queira ter presença online, aumentar a sua visibilidade, atrair mais clientes e gerar mais vendas. No entanto, não basta ter um site qualquer, é preciso ter um site de qualidade, que seja otimizado em SEO (Search Engine Optimization), ou seja, que siga as boas práticas e os critérios dos principais motores de busca, como o Google, o Bing, o Yahoo, etc., para aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Um site otimizado em SEO tem mais chances de ser encontrado, acessado e preferido pelos usuários, o que pode resultar em mais tráfego, mais leads, mais conversões e mais fidelização. Além disso, um site otimizado em SEO pode ajudar a construir e a fortalecer a imagem, a reputação e a autoridade de um negócio na internet, o que pode gerar mais confiança e credibilidade.

Então, você precisa ter um site? Se você pretende que sua empresa cresça, em meio aos seus concorrentes, a resposta é sim!

Mas como escolher quem criará o site?

Existem muitas opções no mercado, desde agências especializadas, freelancers, plataformas de criação de sites, etc. Como saber qual é a melhor opção para o seu caso? Aqui estão alguns pontos de questionamento que você deve fazer antes de contratar alguém ou optar por para fazer o seu site você mesmo:

– Qual é a experiência e o portfólio do profissional ou da empresa?

Verifique se o profissional ou a empresa tem experiência comprovada em criar sites otimizados em SEO, para negócios similares ao seu, em termos de tamanho, segmento e público-alvo ou que tenha resultados comprovados em outros segmentos.

Solicite e analise o portfólio do profissional ou da empresa, ou seja, os sites que ele ou ela já criou, e verificar se eles são bem feitos, bem estruturados, bem desenhados, bem escritos, bem funcionais, etc. Você também deve verificar se os sites têm bons resultados em termos de posicionamento, tráfego e conversão.

– Qual é a metodologia e o prazo do profissional ou da empresa?

Procure entender como o profissional ou a empresa trabalha, quais são as etapas, as ferramentas, os recursos, os processos, etc. que ele ou ela utiliza para criar o seu site.

Leia o contrato de prestação de serviços com antecedência! Assim você vai saber quais são as suas responsabilidades, as suas expectativas, os seus direitos, os seus deveres como cliente.

Você deve saber qual é o prazo estimado para a entrega do seu site, e quais são as condições de pagamento, de garantia, de suporte e manutenção.

– Qual é a comunicação e o feedback do profissional ou da empresa?

Atendimento é tudo! Avalie se o profissional ou a empresa tem uma boa comunicação, se ele ou ela é acessível, disponível, atencioso, educado, transparente… Se ele lhe prestar um atendimento ruim significa que para ele seu negócio é apenas mais um número,

Verifique se o profissional ou a empresa oferece um canal de comunicação eficiente, como e-mail, telefone, WhatsApp, Skype…

Confira se o profissional ou a empresa solicita e considera o seu feedback, se ele ou ela faz ajustes e correções conforme a sua necessidade e a sua satisfação,e acima de tudo,  se ele ou ela respeita a sua opinião e a sua decisão.

– Qual é o custo-benefício do profissional ou da empresa?

Faça mais de um orçamento, sempre! Compare o preço cobrado pelo profissional ou pela empresa com o valor entregue, ou seja, a qualidade do serviço, o resultado esperado, o retorno sobre o investimento, assim por diante.

Você deve levar em conta o seu orçamento, o seu objetivo, o seu nicho, o seu mercado, entre outros fatores, afinal, é o seu dinheiro e são, e serão, os seus clientes.

Evite escolher o profissional ou a empresa mais barato, sem considerar os outros fatores, pois o barato pode sair caro e custar todo um rebranding. E rebranding é caro em termos de dinheiro, tempo e reconhecimento de marca!

O custo-benefício importa

Escolher quem faça o site para qualquer negócio, é uma decisão importante, que pode impactar o sucesso ou o fracasso de um negócio na internet.

Então, nada de preguiça! É preciso fazer uma pesquisa, uma análise e uma comparação criteriosa, antes de contratar alguém para fazer o seu site ou gerenciar sua presença online. 

Mas como fugir dos “marketeiros” de internet que oferecem os serviços, mas não possuem qualificação?

A internet é um ambiente cheio de oportunidades, mas também de armadilhas. Muitos “profissionais de marketing” da internet se aproveitam da falta de conhecimento, de tempo ou de recursos dos pequenos e médios empreendedores para oferecer criação de sites e serviços de gestão de redes sociais, tráfego pago e SEO, prometendo resultados milagrosos, mas que na verdade são ineficazes, incompletos, desatualizados ou até mesmo fraudulentos.

Essas pessoas usam técnicas de persuasão, como depoimentos falsos, garantias irreais, ofertas irresistíveis, uso excessivo de inteligência artificial, para convencer os empreendedores a “comprar” os seus sites e cursos, que muitas vezes são caros, mal feitos, mal explicados, mal suportados…

Esses sites e cursos podem prejudicar o negócio dos empreendedores, pois podem gerar uma imagem negativa, uma reputação ruim, uma penalização nos buscadores, uma perda de clientes e queda de vendas.

Além disso, esses sites e cursos podem custar todo um rebranding, ou seja, uma reformulação completa da identidade e da estratégia do negócio, o que pode ser demorado, trabalhoso e caro.

Mas como fugir dos marketeiros fradulentos de internet? Aqui estão alguns pontos de questionamento que você deve fazer antes de contratar esses serviços.

– Qual é a qualificação e a reputação do profissional ou da empresa?

De novo, você deve verificar se o profissional ou a empresa tem qualificação comprovada em gestão de redes sociais e SEO, por meio de certificados, diplomas, cursos. A maioria desses profissionais tem pelo menos um perfil no LinkedIn. Vale dar uma conferida lá.

Além de conferir se o profissional ou a empresa tem reputação positiva no mercado, por meio de avaliações, recomendações, referências, etc. Ligue para as referências!

Desconfie de profissionais ou empresas que não têm qualificação ou reputação e fuja de que têm qualificação ou reputação duvidosas ou negativas.

– Qual é o conteúdo e a metodologia que será utilizada e implementada?

Você deve verificar se o site do profissional tem conteúdo relevante, atualizado, completo, prático para o seu negócio, o seu nicho e público-alvo.

Você deve desconfiar de sites que têm conteúdo irrelevante, desatualizado, incompleto, teórico, etc. ou que têm metodologia confusa, monótona e  genérica.

– Qual é o suporte e o acompanhamento do profissional ou da empresa?

Procure uma empresa ou profissional que ofereça suporte e acompanhamento antes, durante e após a prestação dos serviços, por meio de canais de comunicação, materiais complementares, tutoriais, consultorias, visitas e reuniões, também no pós-atendimento.

O profissional ou a empresa esclarece as suas dúvidas, resolve os seus problemas, orienta as suas ações, avalia os seus resultados?

Corra de profissionais ou empresas que não ofereçam suporte ou acompanhamento, que cobram para lhe prestar um pós-atendimento, ou que ofereçam suporte ou acompanhamento insuficientes ou inadequados.

Publicidade não deve ser deixada de lado

Seu dinheiro e tempo valem muito. Mesmo que possa recuperar o dinheiro, o tempo desperdiçado não é recuperável. E ter orçamento para propaganda é crucial para ampliar o reconhecimento da sua marca e fazê-la crescer!

Prefira o profissional que além de preço justo, lhe entregue algo a mais: seja atenção, preocupação e, acima de tudo, reconheça a importância do seu negócio.

Fugir dessas fraudes  é uma questão de precaução, pesquisa e análise. Por isso, é preciso ter cuidado, critério e senso crítico, antes de contratar esses serviços.

A LSP Midia pode ajudá-lo a  construir uma presença online marcante, criando seu site e perfis nas redes sociais, e que traga os resultados esperados e com preço justo. Fale conosco!

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